ACAREG 2019 já mexe na Região de Aveiro

Acampamento da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas

ACAREG 2019 já mexe na Região de Aveiro

Outubro 25, 2018 Notícias 1

100 Dirigentes e Candidatos a Dirigente visitaram o local onde terá lugar o Acampamento Regional de Aveiro em 2019. A visita estava integrada no ANIMATIVA, a jornada de reflexão para animadores adultos que assinala o arranque do ano escutista naquela região.


No dia 22 de setembro, cerca de 100 Dirigentes e Candidatos a Dirigente participaram no ANIMATIVA. Esta atividade, que, nesta edição, foi dedicada ao envolvimento e mobilização dos Agrupamentos na preparação do ACAREG 2019, decorreu no concelho de Anadia, o mesmo que, no verão do próximo ano, receberá o Acampamento Regional. Os Escuteiros acamparão no lugar de Porto de Vide, num terreno florestal cedido especialmente para o efeito. Durante a visita, Dirigentes e Candidatos puderam ver as características do local, conhecer os acessos, perceber a distribuição das secções pelo espaço e a localização prevista para as principais estruturas de apoio. Este encontro serviu ainda para os responsáveis pedagógicos apresentarem o imaginário geral e os temas e propostas específicas paras as secções.

No seguimento do lema – “Segue os teus sonhos”, a história que serve de imaginário para o ACAREG levará os Escuteiros ao Campo dos Sonhos e ao conhecimento dos vários povos que por lá vivem.

  • Os Lobitos são os mais novos mas não é por isso que têm os sonhos mais pequenos. Neste ACAREG, provarão que pensar primeiro nos outros ajuda a construir sonhos;
  • Os Exploradores e Moços querem ir mais longe, mais alto, mais depressa. No ACAREG, viverão novas experiências e serão desafiados a resistir às dificuldades, concretizando os seus sonhos.
  • Pioneiros e Marinheiros são os que vivem insatisfeitos com o mundo e com as conjunturas que os sufocam. O ACAREG será uma oportunidade para afirmarem o seu caráter e maturidade, defendendo a natureza e a conservação de recursos e tornando os sonhos individuais num sonho universal.
  • Para os Caminheiros e Companheiros, o ACAREG tem propostas ambiciosas: participar na dinâmica comunitária, lutar pelos valores da justiça e da verdade e defender os que mais precisam. No fundo, é o acordar do sonho partindo, de pleno direito, para a ação!

O envolvimento de todos logo nesta primeira fase de preparação incentiva o espírito de unidade regional e é fundamental para construir um ACAREG que seja o culminar de um período de aprendizagem e enriquecimento vivido em Alcateia, Expedição/Flotilha, Comunidade/Frota ou Clã/Comunidade e, assim, uma grande experiência escutista para todos.

 

O XIX Acampamento Regional de Aveiro realizar-se-á entre os dias 27 de julho a 2 de agosto de 2019.

Equipa de Comunicação do ACAREG 2019

One Response

  1. Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *