Ementas

Acampamento da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas

Ementas

Julho 4, 2019 Logística Orientações 3

O Homem não tinha percebido que os sonhos dão cor à vida e, não sonhando, tornava o Mundo num lugar inóspito, árido, sem sabor e sem futuro.

Mas nem tudo estava perdido, a Clara e o David ouviram falar de um Campo de Sonhos onde viviam quatro povos protegidos por quatro Guardiões da Natureza, e de todos os alimentos que os ajudavam a crescer e a sonhar.

Neste ACAREG, e à nossa boa maneira do imaginário escutista, iremos com o Povo do Sol, o Povo da Floresta, o Povo do Céu e o Povo do Fogo, protegidos por quatro Guardiões da Natureza e dos alimentos, experimentar alguns dos “menus” com que a Clara e o David sonhavam e que tanto apreciavam.

A ementa de campo inclui vários tipos de refeições e lanches: pequeno-almoço, reforço da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

O Povo do Sol (Lobitos) fará quase sempre as suas refeições no refeitório de campo.

Todos os outros povos, o Povo da Floresta, o Povo do Céu e o Povo do Fogo, farão a confeção das suas refeições em campo e por patrulha/equipa/tribo. As refeições fora de campo serão na forma de ração individual ou refeição a preparar em Patrulha/ Equipa/Tribo.

As refeições a preparar pelos povos cozinheiros ao longo desta semana de aventura serão as seguintes:

(a) – Refeições ajustadas às actividades específicas de cada secção
Sobremesas – Frutas à escolha (melão, melancia, maçãs, peras, laranjas …)

Sugestões de Preparação

Sábado – 27 de julho | JANTAR
Jardineira de Frango

Lista de ingredientes
(frango cortado aos bocadinhos, sal, cebola, alhos, azeite, polpa de tomate, batatas, cenouras, ervilhas e feijão- verde, …)
Sugestão de preparação
Põe num tacho azeite, cebola picada e alhos picados, quando a cebola alourar deita um pouco de água e a polpa de tomate, deixa apurar, junta a carne, têmpera com sal e deixa guisar, acrescentando água, se necessário.
Quando a carne estiver guisada, junta a água necessária para cozer os legumes e, quando ferver, deita as batatas cortadas aos cubos, as ervilhas, as cenouras cortadas às rodelas ou cubos e o feijão-verde também cortado. Vai verificando a água e o tempero e quando os legumes estiverem cozidos é só servir.

Domingo – 28 de julho | ALMOÇO
Peixe à Brás
Lista de Ingredientes
(Peixe cozido e desfiado, sal, cebola, alho, azeite, batata frita palha, ovos …)
Sugestão de preparação
Num tacho coze o peixe com um pouco de sal e de seguida desfia-o guardando a água de o cozer. Põe num tacho azeite, cebola picada e alho picado, quando a cebola alourar junta o peixe e deixa apurar, vai mexendo para não pegar e se necessário junta um pouco de água de cozer o peixe. Quando o peixe estiver apurado, junta as batatas e os ovos. Envolve tudo e quando o ovo estiver cozinhado está pronto a ser servido.

Domingo – 28 de julho | JANTAR
Carne picada com massa
Lista de ingredientes
(massa canudinhos, sal, cebola, alho, azeite, polpa de tomate, carne picada, …)
Sugestão de preparação
Coze a massa em água e sal. Se for necessário junta mais água. No fim de cozida escorre bem e reserva.
Num tacho faz um refogado com azeite, cebola picada, alhos picados e polpa de tomate. Depois de refogado junta a carne picada, um pouco de sal, um pouco de água e deixa ferver até estar guisada (se necessário vai adicionando água). Depois é só servir por cima da massa.

Segunda-feira – 29 de julho | JANTAR
Arroz de Potas
Lista de ingredientes
(arroz, sal, cebola, alho, azeite, polpa de tomate, potas, …)
Sugestão de preparação
Num tacho faz um refogado com azeite, cebola picada, alhos picados e polpa de tomate. Depois de refogado junta as potas, um pouco de sal, um pouco de água e deixa ferver até estarem guisadas (se necessário vai adicionando água). Quando estiverem quase cozinhadas acrescenta água, o dobro da quantidade do arroz que vais cozinhar. Quando ferver adiciona o arroz, mexe bem e prova para adicionares o sal necessário apenas. Vai mexendo o arroz e quando estiver cozido é só servir.

Terça-feira – 30 de julho | JANTAR
Bifes de porco de cebolada
Lista de ingredientes
(Batatas, sal, cebolas, alho, azeite, polpa de tomate, bifes de porco, …)
Sugestão de preparação
Num tacho faz um refogado com azeite, cebola cortada às meias luas, alhos picados e polpa de tomate. Depois de refogado junta os bifes, um pouco de sal, um pouco de água e deixa cozinhar até estarem guisados (se necessário vai adicionando água). Ao mesmo tempo, num tacho à parte coze as batatas partidas às rodelas. No final escorre a água e reserva. Quando os bifes estiverem cozinhados é só servir por cima das batatas cozidas.

Quarta-feira – 31 de julho | JANTAR
Frango à Primavera
Lista de ingredientes
(Frango cortado aos bocadinhos, sal, cebola, alhos, azeite, polpa de tomate, arroz, cenouras ervilhas, milho, …)
Sugestão de preparação
Põe num tacho azeite, cebola picada e alhos picados, quando a cebola alourar deita um pouco de água e a polpa de tomate, deixa apurar, junta o frango, tempera com sal e deixa guisar, acrescentando água, se necessário. Ao mesmo tempo, num tacho à parte pica cebola e alho, junta um pouco de azeite e quando refogar acrescenta água, o dobro da quantidade do arroz que vais cozinhar. Quando ferver adiciona o arroz e o sal, mexe bem e prova quando estiver quase cozido para adicionares mais sal, se necessário apenas. Quando o frango estiver guisado, junta a água necessária para cozer os legumes e, quando ferver, deita as cenouras cortadas às rodelas e as ervilhas e o milho. Vai verificando a água e o tempero e quando os legumes estiverem cozidos é só servir juntamente com o arroz.

Quinta-feira – 1 de Agosto | ALMOÇO
Esparguete com carne
Lista de ingredientes
(massa esparguete, sal, cebola, alho, azeite, polpa de tomate, carne de porco aos cubos, …)
Sugestão de preparação
Coze o esparguete em água e sal. Se for necessário junta mais água. No fim de cozido escorre bem e reserva. Num tacho faz um refogado com azeite, cebola picada, alhos picados e polpa de tomate. Depois de refogado junta um pouco de água e a carne de porco aos cubos, um pouco de sal e deixa ferver até estar estufada (se necessário vai adicionando água). Depois é só servir por cima do esparguete.

Quinta-feira – 1 de Agosto | JANTAR
Pescada estufada com batatas
Lista de ingredientes
(Pescada, sal, cebola, azeite, polpa de tomate, batatas, …)
Sugestão de preparação
Põe num tacho azeite e cebola picada, quando a cebola alourar deita um pouco de água e a polpa de tomate, deixa apurar, junta a pescada, tempera com sal e deixa guisar, acrescentando água, se necessário. Coze à parte as batatas em água e sal. No fim de cozidas escorre bem e reserva. Se preferires podes juntá-las com a pescada, acrescentar um pouco de água, deixar ferver e verificar o sal. De seguida, é só servir.

Dias 29, 30 de 31 de julho | ALMOÇO

Salada de Grão de Bico com Atum
Lista de ingredientes
(Grão de bico cozido, atum, ovos, sal, cebola, azeite, …)
Sugestão de preparação
Coze os ovos em água com um pouco de sal.
Abre as latas do grão de bico e do atum e depois de escorrido, mistura tudo acrescentando os ovos laminados.
Tempera com azeite e está pronto a servir.

Salada Russa com Filetes
Lista de ingredientes
(filetes de pescada panados, óleo, azeite, sal, batatas, cenouras, ervilhas, milho e feijão- verde, …)
Sugestão de preparação
Põe numa fritadeira um pouco de óleo e quando aquecer frita os filetes panados. De seguida coloca-os a escorrer e reserva. Num tacho à parte, junta a água necessária para cozer os legumes e, quando ferver, deita as batatas cortadas aos cubos, as ervilhas, as cenouras cortadas aos cubos, o milho e o feijão-verde também cortado. Vai verificando a água e o tempero e quando os legumes estiverem cozidos é só servir temperado com azeite juntamente com os filetes.

 

3 Responses

  1. Diana diz:

    Chefe, é necessário cada equipa levar os condimentos como sal, pimenta…. Ou serão dados ?
    Obrigada

    • admin diz:

      Bom dia Diana,
      os condimentos serão fornecidos pela organização (claro que ninguém vos impede de levar algum “especial” que pretendam).
      Mas o que vos foi pedido é apenas que tragam os frascos para os colocar.
      Canhota

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *