Sistema de Especialidades e o ACAREG 2019

Acampamento da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas

Sistema de Especialidades e o ACAREG 2019

Julho 1, 2019 Comunicação Documentos Notícias Outros Pedagógica 0

No Escutismo, a ação pedagógica desenvolvida em cada uma das nossas Secções e Agrupamentos, visa tão somente o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Nessa ação pedagógica insere-se o Sistema de Progresso e também o renovado Sistema de Especialidades. Como é referido pela SNP, “o intuito pedagógico das especialidades é que cada criança e jovem possa – pesquisando, aprendendo, experimentando, vivenciando – desenvolver e aprofundar conhecimentos, competências e atitudes que, por se enquadrarem no campo dos seus interesses, ou de busca ou aprofundamento destes, possam constituir-se como elementos relevantes na estruturação de um percurso vocacional seja em termos de possível vida profissional, seja em termos de interesses pessoais de diversa índole.”

No entanto, a “obtenção de uma especialidade, e ainda mais a sua continuidade ao longo das secções, deve ser encarada numa perspetiva de aprofundamento e não apenas como uma aquisição superficial de alguns conceitos”.

É nesse sentido que, neste ACAREG 2019, queremos lançar a todas as Secções o desafio de iniciarem um trabalho que possa mais tarde levar à conquista de uma determinada insígnia de especialidade: Jornalista e/ou Fotógrafo. Pretende-se que o trabalho que aqui for iniciado, sirva de incentivo, de motivação para mais tarde abraçar e desenvolver outros desafios propostos pelas respetivas Equipas de Animação de cada Secção e assim completar os desafios necessários para obter as Insígnias em causa.

Como fazer?

Ao longo do ACAREG cada Lobito/Escuteiro vai vivenciar todo um conjunto de atividades. O que se pretende é que nos façam chegar fotos e pequenas “reportagens” do dia a dia do ACAREG (construções, fatos ocorridos, atividades, etc). Essas “reportagens” e fotos serão então publicadas em páginas ligadas ao CNE e/ou ACAREG 2019.

Todos aqueles que se queiram candidatar a iniciar o percurso para obtenção de uma ou das duas insígnias aqui referidas, devem falar com o seu Chefe de Unidade que, posteriormente, enviará um email de candidatura (acareg2019.aveiro@escutismo.pt) do elemento em causa, até ao dia 13 de Julho. Caso seja aceite irão receberão um “crachá” a dizer JORNALISTA/FOTÓGRAFO OFICIAL do ACAREG2019.

O que fazer?

Especialidade Fotógrafo

Lobitos

  • Documentar pelo menos três atividades da Unidade onde se insere através de fotografias.
  • Com a ajuda do Dirigente imprimir e expõr na Unidade algumas fotografias das várias atividades (pelo menos uma imagem por atividade).

OBS: Existirá em campo, material informático que permitirá ao Lobito executar esta tarefa.

Exploradores/Moços

  • Editar uma fotografia, por si tirada, no computador (inserir texto e recorte).
  • Com a ajuda de um Dirigente publica fotografias de pelo menos três atividades no website do ACAREG.

Pioneiros/Marinheiros

  • Faz uso dos pontos de perspetiva, zoom e regra dos terços (ilustra cada um dos itens com pelo menos três fotografias de três atividades distintas em que participa no ACAREG).

Caminheiros/Companheiros

  • Utiliza mais do que uma objetiva durante a reportagem fotográfica da mesma atividade no ACAREG
  • Redimensiona imagens compreendendo o efeito na resolução e tamanho do ficheiro e demostra que é proficiente no uso de aplicações de edição.

Especialidade Repórter

Lobitos

  • Noticia um acontecimento da vida da Unidade durante o ACAREG tendo em consideração os princípios base de uma notícia (O Quê, Quem, Onde, Quando, Como, Porquê?)
  • Escreve a notícia a computador para ser publicada (por exemplo, jornal de parede, website do ACAREG, etc)

Exploradores/Moços

  • Demonstra o bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa e evidencia capacidades de comunicação e expressão oral em diferentes momentos (por exemplo, elaboração de notícia a ser publicada em páginas ligadas ao CNE e/ou ACAREG 2019, jornal de parede do campo dos Exploradores, ou ainda fazer uma pequena apresentação oral aquando do encerramento do dia de atividades).

Pioneiros/Marinheiros

  • Faz uma reportagem “radiofónica” ou escrita sobre um raide ou atividade técnica de orientação realizada durante o ACAREG. O trabalho será publicado na página online do ACAREG, no jornal de parede ou noutra publicação escutista;

Caminheiros/Companheiros

  • Demonstra o bom aproveitamento escolar em Língua Portuguesa, elaborando e publicando numa rede social (Facebook da JR Aveiro) um trabalho jornalístico que resuma um dia de atividades do ACAREG 2019.

Boas Reportagens

Álvaro Castanheira

 

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